Em tempos de pandemia, a evolução da tecnologia abriu novos caminhos para que, diante do isolamento social e seus efeitos devastadores, uma nova modalidade de terapia surgisse para que as pessoas possam cuidar do equilíbrio de suas emoções e assim, levar uma vida mais saudável.
A principal diferença da terapia online em relação à terapia presencial é o canal de comunicação entre o profissional e o paciente.
A terapia online consiste em sessões de terapia, orientações e aconselhamentos realizados através de vídeo chamadas. O paciente ainda conta com o apoio do profissional trocando mensagens de texto ou e-mails.
A terapia a distância não é algo totalmente novo. Freud pode ter sido o primeiro a utilizar esse método por meio de cartas com os seus pacientes.
A Organização Mundial da Saúde aponta que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo e também, possui o maior índice de depressão da América Latina.
Estudos da Universidade de Zurique dividiu um grupo de 62 pacientes ao meio e observou que a depressão foi atenuada em 53% daqueles que fizeram terapia online, comparando com 50% que tiveram atendimento presencial. Após 3 meses , 57% dos pacientes online não apresentavam sinais de depressão em comparação com 42% com terapia presencial.
Benefícios da Terapia Online
- Acesso para pessoas com limitações físicas ou psicológicas
- Acesso em áreas remotas
- Facilidade para pessoas que mudam de cidade ou país sem quebra de vínculo com o profissional
- Liberdade de expressão
- Horários mais flexíveis
- Segurança e conforto da própria casa
- Valores mais acessíveis
Requisitos necessários para a Terapia Online
- Ambiente adequado e confortável, sem muitos barulhos
- Acesso ao computador ou celular
- Conexão com a internet
- Fones de ouvido