Procurar um tratamento para as angústias e aflições não se restringe a uma minoria de pessoas com desordens mentais e emocionais graves.
O processo terapêutico é voltado para todas as pessoas, porque é normal sentir-se confuso(a) ou perdido(a) com seus sentimentos, pensamentos, relacionamentos e decisões.
Breve História da Psicanálise
A Psicanálise surgiu como um campo de estudos do médico neurologista Sigmund Freud, no final do século 19.
Freud revolucionou o modo de compreensão do ser humano. Em suas pesquisas, o inconsciente apareceu como possível resposta.
A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa da mente que influencia o modo de viver do sujeito. É um método de investigação da mente humana e dos seus processos – emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos.
Freud afirmava que dar voz ao inconsciente era a forma mais assertiva para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais.
O tratamento Psicanalítico é indicado para: Ansiedade, Depressão, Fobias, Obsessões, Compulsões, Luto, Problemas de Relacionamento, Conflito no trabalho, Stress, entre outras desordens mentais.
Esse tipo de abordagem terapêutica usa como principal instrumento a palavra. Para que, com a exploração do inconsciente, se alcance a resolução de conflitos e a transformação da personalidade do paciente.
Então, durante as sessões, o paciente, com o auxílio do psicanalista, começa a entender como sua mente funciona e a razão de suas emoções.
Como funciona uma sessão de Análise?
As sessões têm uma duração média de 50 minutos. Mas pode se estender por mais tempo, dependendo da demanda e do acordo firmado com o profissional.
Quanto à duração do tratamento, há terapias de curto prazo – Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica – que lida com problemas imediatos como dificuldades em tomar decisão, continuar em um relacionamento ou se deve sair ou ficar numa determinada empresa.
Já os casos de terapia de longo prazo – Análise propriamente dita – trabalha déficits ou excessos emocionais mais complexos. Esses casos demandam meses ou até anos de terapia.
As sessões podem ser semanais ou quinzenais. A frequência será definida pelo profissional que conduzirá a melhor forma de abordagem para cada paciente.
O método psicanalítico baseia-se na interpretação dos sonhos e das associações livres de ideias. O método principal é a conversação, ou seja, o paciente é estimulado a falar tudo o que vier em sua mente livre de censuras e julgamentos. A partir disso, o analista interpreta esse discurso para identificar a origem inconsciente daquilo que está impactando de forma negativa a resolução dos seus problemas.
Como a Terapia pode me ajudar?
O tratamento com abordagem psicanalista incentiva o autoconhecimento e a busca de novas perspectivas.
Alguns benefícios são:
- Aprender estratégias para diminuir angústia, tristeza, ansiedade e outras desordens emocionais
- Conhecer e definir os limites pessoais para não se lançar em contextos ameaçadores
- Entender a relação de si próprio (a) com o mundo.
- Descobrir as suas crenças fortalecedoras e limitantes.